VGP Advogados realiza webinar sobre compliance partidário

A iniciativa da área de Direito Eleitoral do escritório apresentou as principais características do tema e as oportunidades para os partidos políticos 

O VGP Advogados realizou, na última quinta-feira (24/10), o webinar “Compliance Partidário”. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do escritório e contou com a audiência e participação de integrantes de partidos políticos de todo o Brasil. Apresentado e mediado por Paulo Henrique Golambiuk, sócio e coordenador da área de Direito Eleitoral do VGP, o webinar também contou com a participação de Luiz Fernando Casagrande Pereira, sócio-fundador do VGP e doutor e mestre em Direito Processual Civil. 

O principal objetivo do evento foi apresentar uma nova perspectiva sobre o compliance partidário para os partidos políticos brasileiros. Os palestrantes, juntamente com a interação do público via internet,  abordaram o que é compliance partidário, como e também quando aplicá-lo. Por ser um tema consideravelmente novo no Brasil, os especialistas trouxeram exemplos de demais países. 

A importância e a expansão do tema com relação à sociedade brasileira foi um dos focos do evento. “A descrença dos brasileiros nos partidos políticos atingiu níveis alarmantes. A implementação de programas de compliance se apresenta como alternativa para estancar essa crise, possibilitando a redenção dessas instituições que, ainda, são as únicas portas de entrada previstas em nossa Constituição para o lançamento de candidaturas a cargos eletivos.”, afirmou Golambiuk. 

Pela proximidade das Eleições 2020, os palestrantes também relacionaram o tema com a oportunidade de os partidos aplicarem o compliance já nas próximas campanhas. Focado em informar e orientar os candidatos sobre as eleições do próximo ano, o VGP Advogados desenvolveu, juntamente com a sua área de Direito Eleitoral, um website exclusivo sobre o tema. A plataforma www.eleicoes2020.vgplaw.com.br foi apresentada e lançada ao vivo durante o webinar da última quinta-feira. 

Confira abaixo o webinar completo!

Ver mais notícias

Inteligência artificial e eleições 2024

Desde o caso paradigmático de Valença do Piauí, o TSE tem adotado a política de “tolerância zero” ao analisar candidaturas fictícias Por Paulo Henrique Golambiuk