Celso Lafer é eleito para representar o Brasil no IDEA Internacional

O ex-chanceler brasileiro Celso Lafer passará a integrar o Comitê de Assessores do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral, o IDEA Internacional, representando o Brasil. Ele foi eleito na última sexta-feira (16) para um mandato de três anos com possibilidade de renovação. Sua candidatura foi apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante reunião do Comitê Diretor do IDEA, no dia 15 de fevereiro.

O Comitê de Assessores é composto por até 15 membros, escolhidos com base em suas trajetórias profissionais e acadêmicas. A principal função do Comitê é auxiliar o IDEA em decisões estratégicas e promover o trabalho do Instituto ao redor do mundo. Em geral, os integrantes se reúnem duas vezes por ano. A sede do IDEA está localizada em Estocolmo, na Suécia.

IDEA Internacional

O Brasil ingressou formalmente no IDEA Internacional em abril de 2016 e, desde dezembro do mesmo ano, também integra o Comitê Diretor. Criado em 1995, o IDEA  tem por objetivo prestar assistência técnica, desenvolver estudos e pesquisas sobre processos eleitorais, democracia e desenvolvimento. O Instituto, que conta atualmente com 30 estados-membros, é financiado por contribuições voluntárias dos Estados membros e de organizações como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Perfil

Celso Lafer é professor emérito da Faculdade de Direito e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro das Relações Exteriores (1992 e 2001-2002) e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999). Presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(Fapesp) entre 2007 e 2015 e é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006.

Ver mais notícias