Facebook divulga requisitos para anúncios sobre eleições ou política

O Facebook anunciou mudanças para conferir maior transparência aos anúncios sobre eleições e política na rede social, que serão implementadas a partir de agosto, com base nas seguintes etapas:

1. Confirmação de identidade ou autorizações

Quem quiser fazer um anúncio eleitoral ou político deve enviar um documento de identificação para confirmar identidade, localização e fornecer informações sobre o responsável pelo anúncio.


Observação: de acordo com a Lei Eleitoral e Resolução 23.610/19 do TSE, apenas partidos, candidatos ou coligações podem impulsionar conteúdos eleitorais no Facebook.

É necessário colocar os rótulos de “pago por” ou “propaganda eleitoral” nos anúncios sobre eleições ou política.

Os anúncios ficarão disponíveis publicamente na Biblioteca de Anúncios por sete anos, contendo informações sobre o CNPJ ou CPF dos anunciantes (ícone “i”).

Para resumir, a etapa de confirmação é feita da seguinte forma:

Primeiro, é necessário seguir os seguintes passos: configurações da página -> acessar a guia “Anúncios sobre temas sociais, eleições ou política.”

Segundo, o Facebook vai verificar sua localização. Se não constar “Brasil”, é necessário concluir o processo de verificação conforme orientado pela plataforma.

Terceiro, todo anúncio sobre eleições ou política deve exibir um rótulo, que pode ser (i) Pago por; (ii) Propaganda Eleitoral ou (iii) Nome do administrador da Página.

A decisão sobre os rótulos será fornecida em até 24 horas. Na sequência, esse rótulo pode ser atribuído a uma conta de anúncios, que pode ser nova ou já existente. Se já houver uma conta de anúncios, o rótulo pode ser substituído, o que ocorrerá em até 72 horas, mas deve ser feito até o dia 5 de agosto.

2. Compra de anúncios

Ao criar anúncios sobre eleições ou política no Gerenciador de Anúncios, deve-se selecionar “Estou criando uma campanha para anúncios em uma categoria de anúncio especial no início do processo”.

3. Biblioteca de anúncios

Anúncios sobre eleições ou política são adicionados à Biblioteca de Anúncios assim que recebem a primeira impressão e permanecem nesse local por sete anos, salvo se forem ilegais. Estes não aparecerão na Biblioteca.

A Biblioteca de anúncios pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=political_and_issue_ads&country=BR&impression_search_field=has_impressions_lifetime


Fonte: https://www.facebook.com/business/m/one-sheeters/ads-with-political-content-brazil

Ver mais notícias

Inteligência artificial e eleições 2024

Desde o caso paradigmático de Valença do Piauí, o TSE tem adotado a política de “tolerância zero” ao analisar candidaturas fictícias Por Paulo Henrique Golambiuk